Você já percebeu o espaço que os produtos de beleza e cuidados com a pele têm ocupado nas farmácias e lojas do ramo?
Na última década, os avanços tecnológicos levaram a uma enorme diversificação dos produtos de proteção cutânea, higiene e embelezamento. E essa diversificação é vista também na composição dos produtos, que utilizam componentes cada vez mais inusitados. Ou seja, estamos usando em nosso corpo cada vez mais produtos e com composições mais variadas.
A diversificação traz um risco oculto, pois, mesmo “dermatologicamente testados”, esses produtos têm levado a um aumento significativo das reações de pele, as Dermatites de Contato.
Dermatites de Contato são inflamações de pele causadas pelo contato direto com substâncias líquidas, sólidas ou até gasosas, que podem estar escondidas na composição dos mais variados produtos. Além de cosméticos, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza, alguns tipos de roupa, equipamentos, móveis e até plantas também podem causar as dermatites.
Essas reações podem se desenvolver em qualquer fase da vida, mesmo em pessoas que já tiveram contato prévio com aquela substância. É o caso de muitas pessoas que sempre usaram uma mesma tintura de cabelo e que, de repente, começam a apresentar coceira, descamação do couro cabeludo e até queda de cabelo após o uso do mesmo produto. Na verdade, quanto maior a frequência do contato a uma substância, maior a chance de se desenvolver reação.
Bom, então, se a reação pode aparecer em qualquer fase da vida, mesmo com produtos “dermatologicamente testados”, como você pode prevenir uma Dermatite de Contato?
Nessa hora é fundamental seu acompanhamento com um médico especialista que poderá utilizar-se de testes alérgicos específicos. Um valioso recurso para a investigação das Dermatites de Contato é o teste de contato alérgico de leitura tardia. Este teste utiliza as substâncias suspeitas, manipuladas em concentrações específicas, para indicar quais delas poderão causar, ou já causam reação.
A realização do teste segue critérios rigorosos e deve ser individualizada, procurando reproduzir as condições necessárias para o aparecimento da reação. São utilizadas as substâncias puras com maior chance de serem a causa da reação. Em alguns casos utilizamos outros fatores para chegar ao diagnóstico, como a aplicação de Luz UV nas Dermatites de Contato foto alérgicas.
Depois de concluída toda a investigação, você poderá saber qual substância foi a culpada pela reação e assim, escolher produtos sem a mesma. A partir desse momento, quando você já souber a verdade sobre sua alergia, a diversidade de produtos só vai ajudar, propiciando a você uma maior liberdade de escolha sem medo.